Quarta-feira de cinzas também é o Dia Mundial do Rádio. Data celebra meio que revolucionou a forma como todos se comunicam e que se mantém na linha de frente no século 21
O Dia Mundial do Rádio, instituido pela Organização das Nações Unidas, ONU, nesta quarta-feira, 13, presta homenagem a um meio de comunicação, que apesar da evolução das últimas décadas, continua sendo um dos veículos mais importantes do século 21. O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, ao dar um depoimento pessoal, disse que o aparelho ajudou a abrir "seus olhos e ouvidos para o mundo."
Em mensagem sobre a data especial, Ban afirmou que o rádio diverte, educa, informa e dá asas à imaginação. Em situações de conflito ou crise, o chefe da ONU declarou que o meio de comunicação serve como uma espécie de "salva-vidas para as comunidades mais carentes."
O Dia Mundial do Rádio foi aprovado pela Assembleia Geral e é dirigido na ONU pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco. A diretora-geral da agência, Irina Bokova, disse que o rádio incorporou a revolução digital para expandir seu poder e alcance. Bokova afirmou que desde o nascimento do rádio no século 19, o aparelho não envelheceu e continua amplamente acessível, barato e muito simples de se usar.
Bokova declarou que é por isso que a Unesco trabalha na proteção dos jornalistas no mundo inteiro e apoia uma mídia livre e independente.
O Dia Mundial do Rádio está sendo comemorado com uma série de eventos em várias partes do mundo, mesas redondas e reportagens especiais produzidas pelas redações internacionais da Rádio ONU em Nova York.
por Camila Panassolo (Web Rádio Migrantes), dia 13/02/2013 às 08:19
Fonte:RedeSul de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário