Parabéns a Osmar Santos, o eterno Pai da Matéria
Osmar Santos e a Gorduchinha: Foto Gorduchinha 2014 |
O maior narrador da história do rádio esportivo do Brasil completa nesta segunda-feira, 28, 65 anos de vida. Osmar Santos, eternamente o "Pai da Matéria", segue como referência para os jornalistas e radialistas do segmento esportivo em todo país. Viva Osmar Santos!
"O Pai da Matéria" trabalhou como locutor esportivo nas rádios Jovem Pan, Record e Globo. Trabalhou, também, nas redes de televisão Globo, Record e Manchete. Foi o primeiro narrador da TV Globo na Copa de 1986, trabalhando com Galvão Bueno (2º locutor) e Luís Alfredo (3º locutor).
Osmar Santos na TV Manchete. Foto: TV Manchete |
Em 1990, narrou a Copa da Itália para a Rede Manchete. Definido como a voz das Diretas Já, Osmar Santos teve participação importante como locutor dos comícios da campanha política de 1984 pela redemocratização do país. Bastante popular, recebeu proposta para candidatar-se a cargos políticos, mas não aceitou. Sempre muito criativo, inovou quando passou a narrar jogos pela TV Record; em alguns momentos, a câmera o mostrava na cabine e ele falava diretamente com o telespectador.
Também criou bordões que foram tão bem aceitos pelo público que ecoavam pelos estádios, como o famoso "parou por quê? por que parou?". Entre suas expressões inesquecíveis, estão: "ripa na chulipa e pimba na gorduchinha", "um prá lá, dois prá cá", "é fogo no boné do guarda", "sai daí que o jacaré te abraça, garotinho", "no carocinho do abacate", "ai, garotinho", "vai garotinho porque o placar não é seu"...
Foto: Gorduchinha 2014 |
...E uma das narrações de gol mais marcantes do rádio brasileiro: "E que GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL". Também foi Osmar Santos quem criou a expressão "Animal", que melhor representou o jogador Edmundo, terminando por se tornar a marca registrada do ex-jogador de Palmeiras e Vasco.
Por sua linda história profissional, Osmar Santos merece sempre ser lembrado por todos nós.
Escrito por Anderson Cheni
Nenhum comentário:
Postar um comentário