Aos 105 anos morre Valdemar Caracas
Fundador do Ferroviário
Faleceu na manhã desta segunda-feira Valdemar Caracas. Ele estava internado na UTI de um hospital de Fortaleza para tratar de uma pneumonia. Valdemar não resistiu a uma insuficiência renal, consequencia da pneumonia. Ele foi um dos fundadores do Ferroviário que em 2013 completa 80 anos. Nos primeiros dias, o organismo dele respondeu bem aos remédios. Mas depois voltou a ficar difícil e teve que ser feita uma traqueostomia nele - explicou o neto de Caracas, Rui Leite, à época, citando o procedimento cirúrgico feito no pescoço, que abre um orifício artificial na traquéia, abaixo da laringe, para viabilizar a respiração.
Em 2007, Valdemar Caracas ganhou busto no clube |
"A importância do Valdemar vai além do que o Ferroviario representa. Ele representava muito não só para o futebol, mas também para o estado do Ceará. Como lider operário. Como liderança no futebol cearense. Como prioneiro do rádio esportivo local. Sem contar o próprio Ferroviário que ele considerava o grande xodó"
Diretor de futebol do Ferroviário e historiador, Evandro Ferreira. para o Sistema o Povo.
“Temos a infelicidade de informar o falecimento do nosso grande fundador e torcedor Valdemar Caracas. Família coral de luto”.
Twitter oficial do Ferroviário.
"Fui tudo no Ferroviário, menos presidente, porque nunca quis sê-lo. Fui pai, mãe, babá e, sobretudo, seu educador, disciplinando-o, pois a equipe suburbana era useira e vezeira em tomar o apito do árbitro, quando a decisão deste não lhe fosse agradável. Acabei com essa prática danosa ao seu comportamento, o time se fez clube, cresceu e está aí, vencendo os tropeços e dando alegrias a todos nós, seus torcedores”.
Valdemar Caracas, em crônica escrita em maio de 1994.
Caracas tinha 105 anos e, além de ter sido um dos fundadores do Tubarão da Barra, em 9 de maio de 1933, foi técnico da equipe em 1945, conquistando o primeiro, de nove títulos estaduais do Ferroviário. O torcedor mais ilustre do Ferroviário também teve bastante influência na política local, sendo eleito vereador de Fortaleza, em 1936. Ele ainda ajudou a fundar o Partido Socialista Brasileiro (PSB) no estado do Ceará.
Rádio Clube Ceará 1200 AM |
Nascido na cidade de Pacoti (CE), em 9 de novembro de 1907, Caracas foi também o primeiro cronista esportivo do Ceará, trabalhando nos anos 30 pela Ceará Rádio Clube, além de colaborar com o Jornal do Brasil e o Jornal dos Sports, do Rio de Janeiro. Chegou a exercer o cargo de técnico do Ferrão, sendo campeão estadual em 1945.
Nenhum comentário:
Postar um comentário