Rádios do Grupo Bandeirantes formam rede para transmissão de amistoso da Seleção Brasileira
Rádios SulAmérica Trânsito, BandNews, Bandeirantes Bradesco Esportes formaram a Cadeia Verde e Amarela. |
As rádios jornalísticas do Grupo Bandeirantes de Comunicação formaram uma rede para a transmissão do amistoso entre Brasil e Inglaterra, que marcou a reinauguração do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, neste domingo. O “pool” formado pelas emissoras levou o nome de Cadeia Verde e Amarela e deverá ser o formato de transmissão das rádios durante a Copa das Confederações, a partir de 15 de junho, e para a Copa do Mundo de 2014.
A rede foi composta pela Rádio Bandeirantes AM 840 FM 90.9, BandNews FM 96.9, Bradesco Esportes FM 94.1 e SulAmérica Trânsito FM 92.1, todas de São Paulo. As rádios que fazem parte das redes como a Bandeirantes e a BandNews FM, também retransmitiram a partida. Durante toda a partida, o narrador José Silvério, além dos repórteres e comentaristas, destacava a Cadeia Verde e Amarela. A Bradesco Esportes FM 91.1 do Rio de Janeiro contou com transmissão própria, com narração de José Carlos Araújo, comentários do ex-jogador Gérson e reportagens de Gilson Ricardo e Jorge Eduardo.
Profissionais das quatro emissoras participaram da transmissão. A equipe também contou com a reportagem de Leandro Quesada, Mauro Beting, Eduardo Barão, Ricardo Capriotti, Sérgio Patrick, Sérgio Xavier e Marcus Lacerda. A cadeia foi desfeita momentos após a partida e as rádios participaram da coletiva com os jogadores.
A primeira formação da Cadeia Verde Amarela da Rádio Bandeirantes ocorreu em 1958 para a transmissão da Copa do Mundo da Suécia. O projeto foi idealizado pelo então locutor e diretor artístico e comercial da rádio Bandeirantes, Edson Leite. De posse de um mapa, ele foi marcando com alfinetes nas cores verdes e amarelas, as cidades onde estavam as rádios que iriam participar da rede.
O formato foi mantido de 1958 a 1966 informalmente, sem contrato entre as rádios. Na decisão da Copa de 58, a audiência em todo o Brasil atingiu 92,5%, de acordo com as informações dos institutos de pesquisa da época.
Ouça a SulAmérica Trânsito
Ouça a BandNews
Ouça a Rádio Bandeirantes
Ouça a Bradesco Esportes
Fonte: Tudo Rádio
Nenhum comentário:
Postar um comentário