segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Morre aos 105 anos Valdemar Caracas fundado do Ferroviário Atlético Clube



Aos 105 anos morre Valdemar Caracas 


Fundador do Ferroviário






Faleceu na manhã desta segunda-feira Valdemar Caracas. Ele estava internado na UTI de um hospital de Fortaleza para tratar de uma pneumonia. Valdemar não resistiu a uma insuficiência renal, consequencia da pneumonia. Ele foi um dos fundadores do Ferroviário que em 2013 completa 80 anos. Nos primeiros dias, o organismo dele respondeu bem aos remédios. Mas depois voltou a ficar difícil e teve que ser feita uma traqueostomia nele - explicou o neto de Caracas, Rui Leite, à época, citando o procedimento cirúrgico feito no pescoço, que abre um orifício artificial na traquéia, abaixo da laringe, para viabilizar a respiração.


Em 2007, Valdemar Caracas ganhou busto no clube 


































"A importância do Valdemar vai além do que o Ferroviario representa. Ele representava muito não só para o futebol, mas também para o estado do Ceará. Como lider operário. Como liderança no futebol cearense. Como prioneiro do rádio esportivo local. Sem contar o próprio Ferroviário que ele considerava o grande xodó" 

Diretor de futebol do Ferroviário e historiador, Evandro Ferreira. para o Sistema o Povo.


“Temos a infelicidade de informar o falecimento do nosso grande fundador e torcedor Valdemar Caracas. Família coral de luto”.

Twitter oficial do Ferroviário.


"Fui tudo no Ferroviário, menos presidente, porque nunca quis sê-lo. Fui pai, mãe, babá e, sobretudo, seu educador, disciplinando-o, pois a equipe suburbana era useira e vezeira em tomar o apito do árbitro, quando a decisão deste não lhe fosse agradável. Acabei com essa prática danosa ao seu comportamento, o time se fez clube, cresceu e está aí, vencendo os tropeços e dando alegrias a todos nós, seus torcedores”.

Valdemar Caracas, em crônica escrita em maio de 1994.




Caracas tinha 105 anos e, além de ter sido um dos fundadores do Tubarão da Barra, em 9 de maio de 1933, foi técnico da equipe em 1945, conquistando o primeiro, de nove títulos estaduais do Ferroviário. O torcedor mais ilustre do Ferroviário também teve bastante influência na política local, sendo eleito vereador de Fortaleza, em 1936. Ele ainda ajudou a fundar o Partido Socialista Brasileiro (PSB) no estado do Ceará.

Rádio Clube Ceará 1200 AM

Nascido na cidade de Pacoti (CE), em 9 de novembro de 1907, Caracas foi também o primeiro cronista esportivo do Ceará, trabalhando nos anos 30 pela Ceará Rádio Clube, além de colaborar com o Jornal do Brasil e o Jornal dos Sports, do Rio de Janeiro. Chegou a exercer o cargo de técnico do Ferrão, sendo campeão estadual em 1945.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jorge Luiz estreia no comando do "Manhã da Muriaé"

O experiente Jorge Luiz é o novo comunicador das manhãs da Muriaé O dia 5 de março de 2018 estrou para a história do rádio na região. ...